A vida tem a cor que você pinta…

Um dia desses, estava me lembrando da minha chegada a um College na Flórida. Eu havia recebido esta viagem como presente de aniversário de 15 anos, ao invés de fazer uma grande festa de debutantes.

Logo na chegada, encontrei um grupo de pessoas que não parava de reclamar sobre as regras, a comida, os professores, o exame de nível… e por aí vai.

Como eu tinha acabado de chegar, super animada com toda a viagem, optei por não pintar minha experiência com esta cor.

Ao invés de aceitar essa opinião como minha, decidi que deixaria a experiência acontecer sem nenhuma expectativa. Ainda bem… porque este foi, sem dúvida alguma, um dos melhores meses da minha vida… sem dizer que as regras não eram tão rígidas e a comida da cafeteria era ótima.

E tem mais: quem é que vai ficar se preocupando com este tipo de detalhe, quando tem a sorte de receber uma grande oportunidade de conhecer outros adolescentes de todo o mundo, aprender um novo idioma e ainda por cima ter um monte de tempo livre para aproveitar dias maravilhosos de sol na Flórida?

Ao longo da vida, passei por momentos bem parecidos com este, onde as pessoas simplesmente não conseguiam enxergar a beleza que está por trás, ou além da superfície das situações. Ao invés disso, preferiram ficar na zona de conforto… indo para o mesmo tipo de restaurante, ou evento cultural, ou até mesmo para os mesmos lugares. Sair sempre com as mesmas pessoas. O mesmo, o mesmo, mais do mesmo …

Eu estaria mentindo se dissesse que não gosto de “mesmice” até certo ponto. Eu nunca me canso de certos pratos, amigos, lugares, ou até filmes … me perdoe, Tony Robins, que me chamaria de louca por assistir o mesmo filme repetidas vezes.

Mesmo assim, novidade é o que alimenta o crescimento em nossas vidas: sentar-se em uma cadeira diferente, olhando de um ponto de vista diferente, dirigindo por um caminho diferente, andando ao invés de dirigir, saindo com um penteado diferente, surfando uma outra praia, mudando o lado da cama … ok … aí fui longe demais … podemos viver sem esta!

A novidade é o que nos faz aprender a ser flexíveis, é o que nos ensina como é delicioso não saber. Eu não sei … mas estou muito curiosa sobre as possibilidades. E quando eu permito que novas possibilidades aflorem, sem um senso de expectativa, até mesmo eu acabo me comportando de uma maneira inteiramente nova, que eu nunca havia encontrado antes. Ao acolher o desconhecido, nos permitimos desafiar o que é possível, ampliamos nossas possibilidades, e podemos até romper antigas crenças que podem estar nos limitando na vida.

Um dos melhores usos da nossa criatividade, e uma das melhores maneiras de ampliá-la, é buscar alternativas diferentes para superar as limitações… e tendo me tornado Master Practitioner em PNL aos 19 anos, posso dizer que tenho exercitado isso intensamente desde então… porque uma das coisas mais importantes que aprendemos para que possamos melhorar nossas vidas é aumentar nossas opções. Podemos aumentar o número de ângulos escolhemos ao olhar para uma situação, os significados que escolhemos atribuir a algo, aumentar  as nossas opções de comportamento ao enfrentarmos um certo desafio, podemos escolher o contexto certo para usar aquele outro comportamento que não sempre me serve. Gerar opções e poder escolher é puro poder, e a beleza é que você pode ter controle total sobre isso.

A cada segundo, somos presenteados com um momento inteiramente novo, do qual infinitas possibilidades podem fluir. É justamente por isso que deixo aqui a seguinte pergunta: que cores você vai escolher para pintar a sua próxima tela em branco?

Previous
Previous

Where did our identities get lost in stuff?