O Carnaval desperta o melhor na gente!

Image: Rio Carta

O Carnaval brasileiro é conhecido no mundo todo como uma das festas mais lindas do mundo. Passei muito tempo dos meus vinte e poucos anos tentando explicar para amigos estrangeiros que o Carnaval é muito mais do que as mulheres nuas desfilando na avenida.

 

Antes de falarmos do Carnaval no Rio e em São Paulo, prefiro começar com o sentimento que o Carnaval nos trás. Este feriado é celebrado o país inteiro. Durante pelo menos uma semana – em alguns lugares um mês – nos permitimos mergulhar em pura alegria! Nos vestimos com fantasias coloridas e divertidas. Pintamos nossos rostos, dançamos, cantamos, celebramos nossa arte, cultura, poesia, música e a habilidade especial que temos de nos conectar de forma calorosa e alegre. O Carnaval desperta o melhor na gente!

 

Muitos estrangeiros visitam o Brasil para assistir ao Carnaval do Rio, e agora o de São Paulo que cresce e fica mais lindo a cada ano!

 

O desfile é uma competição. Cada comunidade tem sua equipe, a Escola de Samba. O ano todo a comunidade se une para trabalhar duro em criar este verdadeiro espetáculo. Primeiro escolhem um tema que vai gerar a composição do Enredo. A história que ele conta muitas vezes traz a tona um tema social importante, outras celebra o legado de alguém que fez e faz a diferença atraves do trabalho e legado que deixam no mundo.

 

Esta narrativa guia tudo: a parada deve contar a história em sua evolução pela avenida, a cada ala mostrando um aspecto do enredo através das magnificentes alegorias. Cada fantasia, não importando quão grande ou pequena – aí estão as “mulheres nuas” tem uma razão de ser como é e um papel importante em contar a história. O importante é a arte, o importante é o enredo.

 

Um dos aspectos que mais amo no Carnaval é como todo mundo se junta para alcançar um objetivo comum: fazer o desfile mais lindo possível e encantar a avenida. O Carnaval une todo mundo e os julgamentos e preconceitos são deixados de lado. É uma demonstração em tempo real do quanto a vida pode ser gostosa quando conseguimos abraçar a diversidade e toda a riqueza que surge dela.

 

O Carnaval mexe com as emoções! Pelo menos agora a gente pode assistir na TV, o que não era o caso quando me mudei do Brasil. Quantas lágrimas eu lembro de ter derramado a cada vez que algém me dizia: “Vi no noticiário que está tendo Carnaval no Brasil! Como é incrível!”. Nada me deixava com mais saudades de casa do que estar longe durante o Carnaval.

 

Talvez seja porque ele nos permite a liberdade de sermos quem somos, de nos juntarmos como uma só comunidade por um objetio comum e de deixar brincar nossa criança interior! O Carnaval nos lembra que a vida é sobre nos unirmos, voarmos alto e juntos, enquanto a gente se permite experimentar alegria, poesia, cor, arte, música e conexões cheias de sentido.

 

Digo que todo estrangeiro deve colocar o Carnaval em sua lista de coisas a fazer nesta vida.

 

E para você que está aí dançando na avenida… aproveite pela gente! Uma das dores de imigrar é estar longe desta paixão e alegria brasileiras, temperos que deixam a vida mais gostosa!

Previous
Previous

Contos de Serviço: Dolorosa Resposta